INTRIGA INTERNACIONAL (Crítica)

INTRIGA INTERNACIONAL

5estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: North by Northwest
Ano do lançamento: 1959
Produção: EUA
Gênero: Ação, Aventura, Mistério, Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Ernest Lehman
Classificação etária: 14 Anos

Sinopse: Confundido com um agente secreto, de uma hora para outra o publicitário Roger Tornhill (Cary Grant) se vê envolvido numa complicada trama de espionagem, sendo acusado inclusive de assassinato. Enquanto tenta provar sua inocência, é perseguido tanto pela polícia como por agentes criminosos.

Por Kadu Silva

INTRIGA INTERNACIONAL02

O mestre Alfred Hitchcock tem em sua carreira duas fases distintas, a inglesa no começo de sua carreira, onde apresenta filmes mais autorais e modestos, e a americana, onde entra em Hollywood e faz seus filmes mais comerciais e grandiosos, um grande exemplo dessa fase “blockbuster” é Intriga Internacional.

Na trama desse aventura hitchcockiana o publicitário Roger Tornhill (Cary Grant) é confundido com um agente do governo e então passa a ser perseguido por espiões internacionais.

O roteiro original é de Ernest Lehman (A Noviça Rebelde) e apresenta uma trama eletrizante de aventura e mistério tudo dentro de uma perseguição com agentes secretos, policia e governo.

A construção do enredo desse longa é tão brilhante que até hoje serve de referencia para filmes que buscam essa narrativa. Muitos dizem sem ele, nunca existiria o famoso agente 007 que vive buscando nesse filme de Hitchcock originalidade para construção de suas tramas.

E Hitchcock realmente brilha aqui, pois amplia seu campo mostrando uma levada mas acelerada e dinâmica, e com mais recurso financeiro, ousa em fazer sequencias de tirar o fôlego, duas delas entraram para história como sinônimo de genialidade. A primeira é a da perseguição do avião no campo de milho, algo difícil de realizar para a época e de uma maravilhosa precisão. E a outra a antologia perseguição no Monte Rushmore – aquele que tem os rostos dos presidentes do EUA, mesmo somente uma pequena parte sendo do local original, é algo que dá aflição e angustia devido a primorosa forma de enquadrar e levar o espectador a sentir a vertigem de está à beira do abismo.

INTRIGA INTERNACIONAL03

E essa levada de suspense e de reviravoltas vividas pelo protagonista que é desenvolvida a história de Roger, que Cary Grant interpreta de forma brilhante, sua composição é muito impressionante, que o personagem passa por um crescimento diante do espectador. Ele é um homem que não tem muita iniciativa, deixa suas coisas tudo por conta de uma secretária e devido a toda a confusão em que se mete, tem que buscar no seu intimo uma força para lutar de forma inteligente com pessoas perigosas, e o interessante que isso acontece de forma natural no decorrer do filme, só um grande ator poderia fazer algo assim.

As famosas loiras dos filmes de Htchcock, aqui é representada por Eve Kendall, que faz Eva Marie, um agente infiltrada que acaba se apaixonando por Roger, e Eve está também muito bem, sua pose de mulher fatal é magistralmente composta por ela, e sem dúvida sua carga erótica também muito bem realizada.

E por falar em erotismo, esse filme é o primeiro em que Hitchcock apresenta nos diálogos várias referências sexuais, fato que na época causou mau estar por parte do público e crítica, a cena final entre o trem entra em um túnel, foi descrita como de apelação erótica, o engraçado é notar como hoje, a longa soa até um algo ingênuo.

Hitchcock além de saber como nenhum outro criar tramas de suspenses com pegadas psicológicas, apresenta nesse Intriga Internacional que também sabe alinhar tudo isso com aventura e assim cria um clima tenso e inteligente sem perder sua marca, para os fãs do mestre e quem gosta de cinema de qualidade é uma dica imperdível.

Esse é um dos poucos filmes que tem lançamento em Blu-ray aqui no Brasil de Hitchcock e recomendo ter em sua coleção, a remasterização é maravilhosa.

INTRIGA INTERNACIONAL01

PRÊMIOS

OSCAR
Indicações: Melhor direção de arte, Melhor Edição e Melhor Roteiro Original

TRAILER

Comente pelo Facebook