ACOSSADO (Crítica)

ACOSSADO

4estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: A bout de souffle
Ano do lançamento: 1961
Produção: França
Gênero: Policial , Drama , Romance
Direção: Jean-Luc Godard
Roteiro: François Truffaut
Classificação etária: 14 Anos

Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.

Por Kadu Silva

ACOSSADO03

Depois de alguns curtas e de já se tornar uma referência como crítico na lendária revista francesa Cahiers du Cinéma, Jean-Luc Gordard, realiza seu primeiro longa metragem, Acossado, que anos depois foi considerado o pioneiro do movimento Nouvelle Vague. Movimento este que consistia em realizar obras com estilo pessoal de cunho autoral, é o cinema com liberdade criativa.

Assim sendo Godard criou Acossado durante as filmagens, sem um roteiro pré concebido. O longa mostra a história de um pilantra que após matar um policial, foge para Paris e lá conhece uma americana aspirante a jornalista, com quem vai dividir novas trapaças. Uma relação delicada que com o passar dos acontecimentos se torna trágica.

Este enredo é totalmente clichê e muitas vezes já filmado, mas Godard desenvolve esta trama com criatividade totalmente original. Primeiro os atores são livres para improvisarem durante as cenas, e a edição do filme é totalmente nova, cheia de cortes que não conecta uma palavra a outra, o espectador precisa moldar a trama aos poucos, a câmera de Godard, deixa de ter um tripé como base, ela parece flutuar entre os atores e além disso, o diretor utiliza de referências de obras e cineastas que sempre admirou para criar as cenas.

ACOSSADO01

O movimento Noir, por exemplo é facilmente notado no filme, Hitchcock e Humphery Bogart também. Acossado é uma colagem de referências que o diretor sempre cultuou. Pode-se dizer que a obra chegou para quebrar paradigmas do famoso cinema hollywoodiano, com liberdade criativa e mais realismo.

Entre as curiosidades lendárias do filme, tem seu verdadeiro embate intelectual com o protagonista Jean-Paul Belmondo, que achava sua forma de filmagem sem futuro e totalmente amadora, apesar disso, foi depois de Acossado que sua carreira deslanchou. Vale notar que Michael, personagem de Belmondo é o alter ego do diretor, rebelde as convenções pré estabelecidas desde sempre.

Entre todas as inovações que Acossado trouxe para a história do cinema, sem dúvida a protagonista é a montagem, totalmente original. Cécile Decugis foi a responsável pelo trabalho, que rasgou de vez todas as convenções do que se fazia sobre fluidez narrativa, usando cortes totalmente inesperados, dado a primeira vista ao espectador, que o rodo do filme, estava com problemas. Esta constante ruptura na sequencia narrativa, se torna tão marcante no decorrer do filme, que muitos dizem que ela, acaba sendo mais importante que os atores na trama.

Não se pode esquecer de citar a trilha sonora formidável e fundamental de Martial Solal, elemento primordial na construção envolvente que o resultado final do filme consegue.

Acossado além das inovações e pioneirismos, dá ao espectador a possibilidade de refletir sobre as convenções que somos dia-a-dia obrigados a seguir, será que fugir dos padrões, pode tornar a vida mais emocionante? Afinal o que é viver, se não se arriscar?

ACOSSADO02

PRÊMIOS

BAFTA
Indicação: Melhor Atriz Estrangeira – Jean Seberg

FESTIVAL DE BERLIM
Ganhou: Melhor Diretor

Indicação: Urso de Ouro

TRAILER

Comente pelo Facebook