15 ANOS DO FILME O INVASOR

Redação

O premiado filme brasileiro O Invasor do diretor Beto Brant completa 15 anos de seu lançamento e o Ccine10 conversou com o roteirista Marçal Aquino, o diretor e ainda com Paulo Miklos que fez no longa sua estreia como ator. Eles falam sobre o legado da obra, que se mostra atual mesmo passados tantos anos.

youtube_ccine10

O INVASOR narra a história de três amigos – companheiros desde os tempos de faculdade de engenharia – que são sócios em uma construtora há mais de 15 anos. Tudo corre bem até o dia em que um desentendimento na condução dos negócios os coloca em conflito. De um lado, Estevão (George Freire), o sócio majoritário, que ameaça desfazer a sociedade, porque não aceita negociar com o governo; de outro, Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges) que, acuados, resolvem eliminar o sócio, acreditando que poderão conduzir a construtora ao seu estilo após a morte de Estevão. Para isso, contratam Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, que executa o serviço.

É o início de uma nova fase para Ivan e Gilberto e também de um pesadelo inesperado: Anísio tem planos de ascensão social e pouco a pouco invade a vida dos dois amigos, confrontando-os com o processo de violência que desencadearam.

Além de Paulo Miklos, Marco Ricca e Alexandre Borges, o elenco do filme tem Malu Mader, Mariana Ximenes, Cris Couto e Sabotage. Assinam o roteiro o escritor Marçal Aquino, o diretor Beto Brant e o produtor Renato Ciasca.

O INVASOR estreou nos festivais em 2001, levando os prêmios de Melhor Filme no Festival de Recife e Melhor Diretor no Festival de Brasília. No ano seguinte foi lançado comercialmente nos cinemas, após participar de vários festivais internacionais, conquistando o prêmio de Melhor Filme Latinoamericano no Festival de Sundance.

O INVASOR é o filme de estreia de Paulo Miklos, integrante da banda de rock Titãs. A trilha sonora do filme é do Coletivo Instituto e do rapper Sabotage, com participações de Pavilhão 9 e Tolerância Zero, entre outros. Paulo Miklos participa da trilha com a canção Orgia.

Comente pelo Facebook